quarta-feira, 14 de abril de 2010

Atividades - Questões para compreensão

8º ano
1) De que maneira a segunda guerra mundial alterou a organização política do espaço mundial? Quais foram os países que saíram mais fortalecidos desse conflito e quais foram os maiores danos?

2) Nossas duas nações (EUA e URSS) têm quase cinco vezes mais ogivas de mísseis hoje do que tínhamos oito anos atrás (em 1969). Mesmo assim, não estamos cinco vezes mais seguros, pelo contrário.
Jimmy Carter, então presidente dos EUA, em 1977. In Maurício Stycer (org.). O Brasil em mil frases. São Paulo, Publifolha, 1996.
Explique o significado da frase acima, caracterizando o antigo mundo bipolar e a guerra fria.

3) Em certas épocas do ano, as donas de casa sabem que o preço de alguns alimentos tende a subir, a exemplo das verduras em período de geada no sul do Brasil. No caso de produtos de limpeza, por exemplo, os fatores climáticos não alteram o preço , porém eles também podem variar. Como se explicam essas características do sistema capitalista?

4) Descreva três fatos que ocorreram no dia-a-dia dos brasileiros que estejam vinculados ao sistema capitalista em que vivemos.

5) Caracterize o significado do termo “mundo multipolar” e explique a posição do Brasil no cenário internacional segundo essa caracterização.

7 comentários: